NOS é a 5º melhor empresa de Telecomunicações na Europa em matéria de Sustentabilidade

A NOS é a 5ª empresa melhor classificada a nível europeu no VigeoEiris ESG Rating – um rating internacional de elevada credibilidade e reconhecimento no mercado financeiro, desenvolvido pela VigeoEiris, uma afiliada da Moody´s.

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A NOS foi classificada com o nível “Advanced”, obtendo uma pontuação de 60 em 100, num estudo onde foram avaliadas 41 empresas de telecomunicações.

O VigeoEiris ESG Rating avalia a capacidade de as empresas integrarem fatores de sustentabilidade na sua estratégia e práticas de gestão, com o propósito de promover o crescimento económico, o investimento responsável e a criação de valor a médio e longo prazo. As empresas com a melhor pontuação neste rating são selecionadas para integrar os índices da família Euronext VigeoEiris.

O estudo incide em seis dimensões: Comportamento da Empresa, Direitos Humanos, Ambiente, Envolvimento com a Comunidade, Governo da Sociedade e Recursos Humanos.

A pontuação atribuída à NOS aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, refletindo um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da empresa ao longo dos últimos anos.

No que diz respeito aos objetivos e metas de redução de energia e emissões, em 2019, a NOS aderiu à Carta de Compromisso Business Ambition for 1.5ºC, uma iniciativa do secretário geral das Nações Unidas, tornando-se uma das primeiras empresas portuguesas a integrar este movimento global.

Com base em cenários de evolução do negócio no médio prazo, foram projetados consumos e emissões e definidas metas até 2030, tais como, reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs), em relação a 2015, reduzir em 75% a pegada de carbono da operação própria (emissões de âmbito 1 e 2), igualmente em relação a 2015, e consumir 80% de eletricidade proveniente de energias renováveis.

As metas definidas estão alinhadas com o consenso científico e social sobre o contributo necessário do setor privado para a transição de baixo carbono.

No que diz respeito à implementação de medidas de eficiência energética a operadora refere que entre 2015 e 2019, reduziu em 62% o seu consumo de energia por tráfego de dados. Este resultado reflete o investimento que a empresa tem vindo a fazer, nomeadamente, na rede de acesso com uma modernização integral, reforço de capacidade e instalação de equipamentos mais eficientes, nos edifícios administrativos e na rede de lojas próprias, na frota automóvel e na cultura interna, através de medidas de incentivo à redução da pegada ambiental dos colaboradores.

Também no âmbito da gestão do ciclo de vida dos seus produtos e serviços, a NOS tem vindo a implementar medidas para tornar a sua operação mais eco eficiente. A recolha e recolocação no mercado de equipamentos utilizados no serviço fixo (boxes de TV, routers) evitando o consumo adicional de matérias-primas e energia, e aumentando os níveis de circularidade dos processos da empresa, a implementação de sistemas de recolha seletiva que garantem o encaminhamento para reciclagem multimaterial ou valorização energética, a realização de ações de sensibilização sobre os impactos ambientais dos resíduos de plástico e boas práticas individuais para reduzir a sua produção e os protocolos com organizações do terceiro setor para doação de equipamentos e materiais usados, como desktops, monitores e acessórios, são algumas das medidas dinamizadas neste âmbito.

A NOS possui ainda um sistema de gestão ambiental certificado de acordo com a norma ISO 14001:2015 e que abrange cerca de 90% dos seus colaboradores. O sistema de gestão ambiental - bem como os sistemas de gestão da qualidade (certificação ISO 9000:2015) e de saúde e segurança no trabalho (ISO 45001:2018) - é avaliado de forma sistemática, assegurando a monitorização dos objetivos e metas definidos e a melhoria contínua do desempenho.

 

A NOS foi classificada com o nível “Advanced”, obtendo uma pontuação de 60 em 100, num estudo onde foram avaliadas 41 empresas de telecomunicações.

O VigeoEiris ESG Rating avalia a capacidade de as empresas integrarem fatores de sustentabilidade na sua estratégia e práticas de gestão, com o propósito de promover o crescimento económico, o investimento responsável e a criação de valor a médio e longo prazo. As empresas com a melhor pontuação neste rating são selecionadas para integrar os índices da família Euronext VigeoEiris.

O estudo incide em seis dimensões: Comportamento da Empresa, Direitos Humanos, Ambiente, Envolvimento com a Comunidade, Governo da Sociedade e Recursos Humanos.

A pontuação atribuída à NOS aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, refletindo um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da empresa ao longo dos últimos anos.

No que diz respeito aos objetivos e metas de redução de energia e emissões, em 2019, a NOS aderiu à Carta de Compromisso Business Ambition for 1.5ºC, uma iniciativa do secretário geral das Nações Unidas, tornando-se uma das primeiras empresas portuguesas a integrar este movimento global.

Com base em cenários de evolução do negócio no médio prazo, foram projetados consumos e emissões e definidas metas até 2030, tais como, reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs), em relação a 2015, reduzir em 75% a pegada de carbono da operação própria (emissões de âmbito 1 e 2), igualmente em relação a 2015, e consumir 80% de eletricidade proveniente de energias renováveis.

As metas definidas estão alinhadas com o consenso científico e social sobre o contributo necessário do setor privado para a transição de baixo carbono.

No que diz respeito à implementação de medidas de eficiência energética a operadora refere que entre 2015 e 2019, reduziu em 62% o seu consumo de energia por tráfego de dados. Este resultado reflete o investimento que a empresa tem vindo a fazer, nomeadamente, na rede de acesso com uma modernização integral, reforço de capacidade e instalação de equipamentos mais eficientes, nos edifícios administrativos e na rede de lojas próprias, na frota automóvel e na cultura interna, através de medidas de incentivo à redução da pegada ambiental dos colaboradores.

Também no âmbito da gestão do ciclo de vida dos seus produtos e serviços, a NOS tem vindo a implementar medidas para tornar a sua operação mais eco eficiente. A recolha e recolocação no mercado de equipamentos utilizados no serviço fixo (boxes de TV, routers) evitando o consumo adicional de matérias-primas e energia, e aumentando os níveis de circularidade dos processos da empresa, a implementação de sistemas de recolha seletiva que garantem o encaminhamento para reciclagem multimaterial ou valorização energética, a realização de ações de sensibilização sobre os impactos ambientais dos resíduos de plástico e boas práticas individuais para reduzir a sua produção e os protocolos com organizações do terceiro setor para doação de equipamentos e materiais usados, como desktops, monitores e acessórios, são algumas das medidas dinamizadas neste âmbito.

A NOS possui ainda um sistema de gestão ambiental certificado de acordo com a norma ISO 14001:2015 e que abrange cerca de 90% dos seus colaboradores. O sistema de gestão ambiental - bem como os sistemas de gestão da qualidade (certificação ISO 9000:2015) e de saúde e segurança no trabalho (ISO 45001:2018) - é avaliado de forma sistemática, assegurando a monitorização dos objetivos e metas definidos e a melhoria contínua do desempenho.

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