A Saphety, juntamente com uma série de entidades parceiras, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos, a AICEP, a CP - Comboios de Portugal, e os municípios do Porto e de Cascais, decidiu disponibilizar gratuitamente, até 30 de junho de 2020, a sua nova solução de faturação eletrónica – Saphety Invoice Network – a todas as empresas interessadas. A medida pretende fazer com que as empresas, mesmo que remotamente, consigam continuar a fazer valer os seus compromissos e a cumprir prazos de pagamento junto dos seus fornecedores.
A grande maioria das empresas em Portugal passou a adotar, sempre que o tipo de tarefa o permite, o regime de teletrabalho, tendo aumentado a necessidade de receber as faturas dos seus fornecedores por via eletrónica para efetuar o seu processamento e pagamento remotamente. Para responder a esta necessidade, é fundamental que os fornecedores tenham um meio alternativo de envio das faturas para os seus clientes, de acordo com a legislação em vigor.
Nesse sentido, e até ao final de junho, a Saphety passa a disponibilizar sem custos a sua nova plataforma de faturação eletrónica, a Saphety Invoice Network, procurando, assim, contribuir para atenuar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 junto das empresas em Portugal.
Esta solução permite aos fornecedores realizarem, de forma facilitada, o envio das suas faturas eletrónicas, não apenas para as entidades parceiras da Saphety mencionadas, mas igualmente para a generalidade dos seus clientes, incluindo a Administração Pública.
Rui Fontoura, CEO da Saphety, afirma: “A faturação eletrónica é o core da atividade da Saphety, pelo que num período particularmente difícil para o tecido empresarial português, queremos contribuir ativamente para ajudar a economia de Portugal. A decisão de facultarmos a nova solução Saphety Invoice Network sem qualquer custo, durante os próximos três meses, procura ajudar as empresas a continuarem a receber, agora eletronicamente, as suas faturas, conseguindo assim cumprir com as suas obrigações de pagamento aos fornecedores.”
As empresas interessadas em aderir a esta nova solução da Saphety podem já registar-se em invoicenetwork.saphety.com e passar imediatamente a enviar faturas eletrónicas sem custos associados e de acordo com a legislação em vigor.
Este novo serviço habilita, desde já, os fornecedores da Administração Pública a enviar as suas faturas de forma eletrónica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 123/2018, de 28 de dezembro.
Funcionamento da subscrição e planos Saphety Invoice Network
A nova solução Saphety Invoice Network permite, através de um registo fácil e rápido, que os fornecedores enviem as suas faturas eletrónicas para um grande conjunto de empresas que já estão preparadas para receber estes documentos através da Saphety.
Encontram-se disponíveis diferentes formas de envio de faturas: da introdução de dados e PDF ao envio do ficheiro XML definido para a Administração Pública (UBL 2.1, CIUS-PT), podendo o cliente optar por cada alternativa em função das soluções que o seu atual software de faturação disponibilize.
Nesta solução, os serviços de envio são subscritos em função do plano mais conveniente à realidade de cada empresa, e podem variar entre os 5 e os 500 documentos mensais.
Considerando a delicadeza do momento para a sobrevivência das empresas em Portugal, a Saphety disponibiliza agora esta solução para todos os fornecedores interessados, sem quaisquer custos até ao final do mês de junho do corrente ano.